terça-feira, 15 de abril de 2008

Constituição das Equipas

Existem dois tipos de equipas, as Equipas de Futsal e a Equipa de Arbitragem. As equipas de Futsal podem ser constituídas por:



  • 12 jogadores, sendo 5 titulares e os restantes suplentes;

  • 5 Elementos da equipa técnica, podendo ser 1 treinador, 2 delegados, 1 massagista e 1 médico. Pode também participar 1 Director, mas com a condição de que a equipa têm de dispensar de um dos delegados;

  • A equipa de Arbitragem é constituída por 4 elementos, no escalão Sénior, e por 2 elementos nos restantes escalões;

  • Quando são quatro elementos, são o árbitro principal, o árbitro auxiliar, o cronometrista e o anotador.Na equipa de apenas de dois elementos, são apenas o arbitro principal e o arbitro auxiliar;

  • Note-se que existem condições mínimas para que uma equipa de futebol esteja apta para participar num jogo.

Uma equipa tem de ter no mínimo:

  • 5 jogadores e um treinador e delegado. Não tendo estes elementos, uma equipa não está apta a participar no jogo, sendo a vitória atribuída à equipa adversária.

1 comentário:

Sara Martins disse...

Será que me podes ajudar é que eu tenho que fazer um trabalho sobre futsal e tenho que desenvolver um tópico que é: "Conhecer a técnica correcta de execução dos elementos técnico-tácticos que serão abordados nas aulas (Ex: Passe, Recepção e controlo da bola, Remate com o pé e de cabeça, condução de bola, finta, Desarme, Marcação individual e à zona, Desmarcação, etc.)" e eu não sei como o fazer...E tenho muito pouco tempo para o entregar