sábado, 31 de maio de 2008

Intercambio Escolar no Âmbito do Curso tecnológico De Desporto

Com a Escola:
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Organização e Desenvolvimento Desportivo (ODD).

Nesta visita de estudo, caracterizou-se pelo desenvolvimento de um intercâmbio escolar com a Escola Secundária Luís De Freitas Branco.

O objectivo deste intercâmbio foi tentarmos perceber como outra(s) turma(s) do Curso Tecnológico de Desporto funciona e se organiza sendo eles de uma escola muito diferente da nossa.

Ainda pretendemos visitar a pista de canoagem e a piscina olímpica do Jamor.
A despesa total foi 480€, repartido por 15pessoas deu 32€ por pessoa sem contar os gastos que tivemos em Lisboa que não foram muitos.
Análise descritiva
A partida da Escola Secundária Dr. Jaime Lima (ESJML) deu-se pelas 08:50min., pelo caminho fizemos uma breve paragem na Área/Estação de serviço de Leiria.

A chegada à Escola Secundária Luís De Freitas Branco (ESLFB) foi por volta do meio dia.
Antes de irmos para o almoço, começamos a estabelecer alguns com os alunos do 11ºF, estes acompanharam-nos até ao refeitório para nós irmos almoçar.

As 14:15m., tivemos um debate sobre as possiveis saídas profissionais de um técnico de desporto pode ter num futuro próximo, quando o debate terminou, fizemos uma visita guiada pela escola. Entre as 15:00h e talvez até ás 18:30min., estivemos no pavilhão a realizar várias actividades fisicas desportivas, que foi o badminton, voleibol, futebol e mini-ténis depois deste cansaço todo fomos tomar banho. Como o jantar era por volta das 20:30min, fomos a caminhar até ao Estádio Municipal de Oeiras, para fazermos horas para irmos para o restaurante (local onde iamos jantar), ao jantar juntaram-se 3 elementos da outra turma.

Aseguir ao jantar fomos passear pela cidade de Paço D’Arcos, pelo jardim municipal e á praia. Quando acabou o passeio dirigimo-nos para o pavilhão da escola para irmos dormir, antes de adormecermos, jogamos ás cartas e aos “banquinhos” (com uma bola de tênis e uns bancos), o professor ainda esteve a conversar connosco, e finalmente tentamos dormir as 00:30min., mas estava difícil adormecer porque havia muita “brincadeira” e sons, mas por fim todos adormecemos.

No dia seguinte 3ºfeira 19 de fevereiro de 08, a alvorada deu-se as 07:15min., toma-mos o pequeno almoço, fomos nos equipar para termos uma aula em conjunto de educação física com o 11ºF, jogamos corfebol até as 09:00min., das 09:00min. até as 10:00min., tivemos uma experiência nova que foi o hóquei de sala, foi uma experiência muito positiva e divertida.
Entre as 10:00min. e as 11:45min., dividimo-nos em 3 grupos, um grupo jogou futebol, outro voleibol e o outro jogou Badminton, e nós trocava-nos de 20min em 20min de “estações”, para todos poderem praticar voleibol, futebol e badminton, e estávamos a ser dirigidos pelos alunos do 11ºF e estes estavam a ser avaliados.

De seguida, toma-mos banho e fomos levar as nossas coisas à carinha, e fomos ter outro debate, este foi sobre um seminário que vamos realizar em conjunto com eles, e o seu titulo é “O Técnico de Desporto e a Internet”.

Quando o debate terminou fomo almoçar com os nossos colegas e já estávamos muito mais familiarizados com eles.

Estava previsto observarmos uma competição de canoagem, mas foi cancelado devido a condições meteorológicas precárias, que podia por em causa a vida dos atletas que iriam participar na prova.

O tempo melhorou e nós saímos da ESLBF as 14:50min., e fomos fazer uma visita à pista de canoagem e as suas instalações.
Como a piscina Olímpica do Jamor era só atravessar a estrada fomos visitá-la e a piscina é enorme, e a sua água não continha cloro, talvez assim traga mais benefícios para a saúde dos utentes da piscina e atletas, o tratamento da água da piscina era feito por oxigênio.O regresso para Aveiro deu-se ás 16:20min. e pelo caminho paramos novamente nas estação de serviço de leiria, e a chegada à Escola Secundária Jaime Magalhães Lima foi ás 19:45min.
Objecto de estudo:
O Objectivo da visita foi:
  • Prática de Actividades que se realizou em nível do intercâmbio;
  • Visita à Piscina olímpica do Jamor;
  • Visita à Pista de canoagem;
  • Actividades desportivas (futebol, voleibol, badminton, hóquei de sala e corfebol);
  • Perceber como funciona o curso tecnológico de desporto na outra escola.
Avaliação critica
O intercâmbio até correu bem, na nossa turma não houve problemas com o comportamento, fomos sempre pontuais nas horas que o professor estipulava.

Sinceramente a outra turma pareceu-me ser inferior à nossa e o seu comportamento era mau.

As instalações da outra escola pareceram-me ser boas, o pavilhão parecia ter sido construído há pouco tempo, tinham um ginásio, sala de musculação e um recinto de jogos e ainda uma biblioteca desportiva tudo isto dentro do pavilhão, e tinham material suficiente para a prática de educação física, nós até jogamos badminton com raquetes da escola, e também reparei que podíamos jogar mini-ténis, e até alguns de nós ate jogaram.

Penso que houve alguma dificuldade na organização dos desportos a realizar por causa do outro professor ter sido internado e o professor que o substituiu não estar a para das coisas, mas ate correu bem com o outro professor, sem ele estar a par ate conseguiu cordenar tudo.
Visita à Pista de canoagem
A Canoagem é um desporto náutico, praticado com uma canoa ou um caiaque podem se sentar um pessoa ou várias numa embracação, e é uma modalidade Olimpica desde 1936.

O caiaque é uma embarcação desportiva que é utilizada para lazer e para competições.
Kayak Pólo - É uma das vertentes da canoagem, praticada em equipa, em piscinas, lagos ou rios calmos, numa área de jogo balizada, cujo campo tem 35 metros de comprimento, 23 metros de largura e, pelo menos, 90 centímetros de profundidade.Cada jogo coloca em competição duas equipas de cinco jogadores (mais três suplentes) com o objectivo de marcar o maior número de golos na baliza do adversário, colocada 2 metros acima da linha de água. Cada jogo tem, normalmente, dois períodos de 10 minutos cada, intercalados por um intervalo de 3 minutos.
É obrigatório o uso de colete e capacete.


Visita à Piscina Olímpica


A água da piscina Olímpica do Jamor não tem cloro e o tratamento da água é feito através de oxigênio.
Foi muito interessante termos isso visitar a piscina, fiquei maravilhado com a grandiosidade da piscina, acho que nunca tinha visto assim uma piscina.

Percurso da Pista deCanoagem


Conclusão:


Concluiu que esta visita de estudo foi pouco enriquecedora para min, as poucas conclusões que pude retirar foi que o comportamento deles é mau, eles no final do curso têm muitas possibilidades para entrarem no mercado de trabalho mais rapidamente que nós.
A escola deles é boa e esta nas prefeitas condições para continuarem com o curso tecnológico de desporto se mudarem o comportamento dos seus alunos, e os seus métodos de trabalhos é bastante diferentes dos nossos.


Sem comentários: