terça-feira, 29 de abril de 2008

Contibuto Para o Estudo Do Clube

Mocidade Desportiva Eirolense







Introdução


Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Organização e Desenvolvimento Desportivo (ODD).
Neste trabalho vamos abordar diferentes temas acerca de um clube desportivo Mocidade Desportiva Eirolense (MDE).

O que iremos desenvolver são vários aspectos para a vida do clube, a sua história, quadro humano, quadro normativo, os praticantes, quadro de actividades, apoios que têm, o financiamento e o material que possui.

Com este trabalho desejamos contribuir para o aperfeiçoamento da MDE e também ficarmos a conhecer melhor o modo de funcionamento.

O MDE situa-se na aldeia de Eirol que fica no distrito de Aveiro, e foi fundado em 1977.
Neste momento só tem seniores masculinos e femininos.



Revisão da Literatura

Neste trabalho fomos estudar de que forma é que um clube de futebol esta organizado e descobrimos que a M.D.E. tal como os outro clubes tem de possuir um seguro desportivo, pois este cubre os riscos de acidentes pessoais relacionados com a actividade desportiva, incluindo os decorrentes de transporte e viagens em qualquer parte do mundo.

O seguro desportivo é obrigatório para todos os clubes desportivos inscritos em federações dotadas de utilidade pública desportiva, nomeadamente: praticantes desportivos, cronometristas, treinadores, monitores e dirigentes, estejam ou não inscritos em federações dotadas de utilidade pública desportiva.
Os seguros desportivos deverão ser feitos no momento da inscrição ou renovação da inscrição na federação desportiva.
Vimos também que todos os clubes possuiem uma Assembeleia Geral, Direcção e Concelho Fiscal.
A Assembeleia Geral no Eirolense é um órgão supremo que decide sobre as políticas a seguir. É composta pelo conjunto dos sócios com direito a voto. Os sócios, em qualquer tipo de sociedade, podem tomar deliberações unânimes por escrito, e assim reunir-se em assembleia-geral.
Já a Direcção está a responsavel pelo funcionamento do clube.
E para que a Assembeleia Geral e a Direcção não tenham uma crise financeira existe o Concelho Fiscal fiscal que tem o objectivo de prevenir as crises financeiras do clube, controlando as actividades financeiras da Assembeleia Geral e da Direcção tendo acesso a todos os respectivos documentos.
O associativismo desportivo tem um papel preponderante no desenvolvimento e consolidação deste clube. Se assim não o fosse, jamais se desenvolviam actividades sem ser de âmbito desportivo organizadas por esta associação, como é exemplo o Cicloturismo que todos os anos se realiza.



Objectivos Material e Métodos

Com este trabalho pretendemos compreender o funcionamento de um clube de futebol, e prestar auxílio ao mesmo. Esperamos que com este trabalho o clube desenvolva com mais rigor as suas tarefas.
Para a realização deste trabalho utilizámos o questionário dado pelo professor na aula de ODD.
Para a realização desta tarefa analisámos os resultados obtidos no questionário e fomos a internet procurar mais informações para o melhoramento do serviço.




APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

A Mocidade Desportiva Eirolense situa-se em Eirol, está filiado à Associação Futebol De Aveiro.
É um clube de futebol amador, e como todos os outros clubes, precisa de apoios da câmara municipal, junta de freguesia, etc.

Esta tabela indica-nos o apoio monetário que o Eirolense adquire.
Quem lhe fornece um maior apoio são os patrocínios que o clube possui, depois segue-se a AFA (Associação de Futebol de Aveiro), depois vem a junta de freguesia, a câmara municipal e por fim a FPF (Federação Portuguesa de Futebol).
Nós achamos que a junta de freguesia, mas também a câmara municipal, e a FPF deviam de ocupar outro lugar nesta tabela que construirmos com dados verídicos que nos foi fornecido pela Mocidade Desportiva Eirolense.
Porque dispõe de mais fundos financeiros do que a AFA e os Patrocínios.
O Presidente do Eirolense devia de fazer mais pressão sobre essas identidades para lhe darem mais apoio porque todos precisam.




Quadro de receitas:
O Eirolense parece ter uma boa gerência, porque tenta angariar mais dinheiro para pagar as suas despesas. E conseguir a sua “sobrevivência”.

Novamente a publicidade aparece em primeiro lugar sendo um clube pequeno, ainda recebe algum apoio na quotização dos sócios, sendo uma aldeia pequena e tendo 833 habitantes (não sabemos ao certo), ainda consegue ter uma boa assistência e com isso a receita de jogos posiciona-se em terceiro lugar na nossa tabela.

Como referi em cima o Eirol parece ter uma boa gerência porque ao contrário de muitos clubes ainda organizam festas, e não ficam só à espera dos apoios do estado, etc.
Em sexto vem o dinheiro dos directores, mostrando que os directores têm amor ao clube pois ainda contribuem com dinheiro.
Em sétimo vem os subsídios da Câmara Municipal e depois bem os subsídios do governo.

Este quadro mostra a falta de apoio da Câmara Municipal e do governo, isto mostra a falta de interesse deles no futebol amador. Também nos mostra que os directores do clube têm um grande interesse em o manter no activo.








Quadro de despesas:
Esta tabela mostra-nos onde o Eirolense gasta o dinheiro que adquire com os apoios e receitas do clube, etc.

Em primeiro lugar vêm os impostos e taxas que o Eirolense tem de pagar como todos os outros clubes, logo depois segue-se a sua manutenção (Água Luz, etc.), seguidamente vem a deslocação da sua equipa de futebol, a seguir vêm o material e equipamentos e em último vêm a organização de eventos (festas, etc.).
Acho que não podemos comentar muito sobre esta tabela porque está tudo devidamente no seu “lugar”,




Quadro Material:
A tabela mostra-nos o material que o Eirolense possui ou que simplesmente não tenha. Como todos os outros clubes, o Eirolense também necessita de material para a prática de futebol e não só. Sendo um clube amador, é possuidor de um campo futebol (relvado), cabine para árbitros, cabine para praticantes, posto médico, computador como todos os outros clubes devem ter para a organização da informação, etc.

Sede normalmente todos os clubes devem de ter, possuem um bar que está localizado ao pé do campo de futebol e que deve de dar lucro, porque as pessoas quando devem de estar a ver o futebol, devem ficar com cede e nada melhor que uma cerveja fresquinha para acalmar a sede, para os menores deve de haver água sumo, etc.

Concerteza que umas bifanas também ajudam a angariar mais dinheiro por isso é sempre bom ter um bar à beira do recinto do jogo.

O clube neste momento não possui fax pode ser importante, uma sala de troféus podia ter mesmo que fosse pequena dava sempre para as pessoas verem os troféus do clube, etc. Não têm uma sala de convívio talvez fosse interessante para o convívio de jogadores e não só, podia funcionar como outro bar e onde as pessoas se reunião, para jogar as cartas, falar sobre a bola etc. Podiam sempre ganhar mais algum dinheiro com isso.

Uma sala de reuniões também seria importante para a Assembeleia Geral, para tratar assuntos relacionados com o clube, mas desde que tenham uma em que possam fazer isso e que não seja deles também é bom, temos de ver que se trata de um clube amador e que não possui de muitos apoios por parte da Federação Desportiva, e Junta de Freguesia talvez se tivesse mais apoio desses três podia ter o que nós referimos em cima que o clube por enquanto não possui, pode vir um dia a possuir e esperamos que o nosso trabalho ajude o clube a ter.

Não referimos os outros aspectos que o clube não tem porque não achamos muito relevante.




Gráfico Sócios:
Este gráfico mostra-nos o numero de sócios, os que têm as quotas em dia, os que não tem, e se são do sexo masculino ou feminino.

Podemos observar que o Eirolense apresenta uma clara maioria de sócios do sexo masculino 110, contra 40 do sexo feminino e que no total dá 160 sócios.
Dos 110 sócios masculinos 80 tem as quotas em dia, e só 30 é que não apresentam as quotas em dia. Das 40 sócias femininas 30 tem as quotas em dia e só 10 é que ainda não as tem em dia. Podemos observar que as mulheres possuem um menor numero de pessoas sem as quotas em dia.



Técnicos, Especialistas e Auxiliares:
Esta tabela mostra-nos quem é o treinador dos seniores masculinos e dos seniores femininos.

Podemos concluir que ambos os treinadores não recebem em termos monetários e que não se dedicam a tempo inteiro ao clube, o que é previsível, já que não estão a tempo inteiro no clube o que seria pouco provável estarem a tempo inteiro num clube amador, tão presentes no clube a tempo parcial, depois do trabalho na hora dos jogos, etc.



Praticantes:
Aqui está representado os praticantes que há no Eirolense, como podemos observar o Eirolense só tem Futebol 11 Masc. e Futebol 11 Fem.

Porque é que o Eirolense não tem camadas jovens?
Por exemplo, se tivessem a partir dos juvenis masculinos seria bom para o clube porque assim eram jogadores da “casa”, mas logo iriam gastar mais dinheiro, ou a comunidade juvenil de Eirol são sedentários e não querem praticar deporto nem que seja amador ou talvez porque o clube não tem dinheiro suficiente para a prática de futebol amador?
Como vimos em cima o futebol 11 fem. tem atletas entre 14 e 17 porque não as fazem jogar no escalão delas? Será que não é possível ou só acha um escalão para as raparigas? Talvez só possam jogar a partir dos 14 anos? Não sabemos. São incógnitas que temos.

Quadro Normativo:

Podemos observar a forma que a Assembleia-geral, Direcção e o Conselho Fiscal se organizam.

Com a tabela acima apresentada, observamos que a organização do Eirolense é comum a muitos clubes porque tal como eles á composto por Assembleia-geral, Direcção e Conselho Fiscal.

Quadro Humano:
Esta tabela mostra-nos o Presidente da Assembleia-Geral o Presidente da Direcção e o Presidente do Concelho Fiscal podemos observar a idade, sexo, estado civil, habilitações literárias, etc.

Como podemos observar o Presidente da direcção e relativamente jovem comparado com o Presidente da Assembleia-Geral, sendo o presidente da Direcção sendo actualmente jogador do clube e ainda ocupa o lugar de presidente, tendo o 9º de escolaridade e sua profissão é empresário e pratica futebol à 18 anos. Sendo sócio do clube à dois anos e nesse mesmo ano foi e nomeado Presidente do clube.

Não obtivemos muitos dados sobre o Presidente do Concelho Fiscal por isso não podemos comentar.

O Presidente da Assembleia-Geral tem 50 anos tendo o 4º de escolaridade, jogou futebol mas não sabemos durante quantos anos teve essa pratica desportiva e é sócio do clube e Presidente da Assembleia-Geral de à dois anos para cá.

Sem comentários: