sábado, 10 de maio de 2008

Piscinas Do Sporting Clube de Aveiro (SCA)




Introdução


Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Organização e Desenvolvimento Desportivo (ODD).
Neste trabalho vamos abordar diferentes temas acerca de uma piscina, cujo o seu nome é Sporting Clube de Aveiro (SCA).
O SCA foi fundado a 21 de Março de 1951. Mas a inauguração da piscina foi a 18 de Setembro de 1959.
O seu primeiro nome foi Futebol clube de Aveiro porque era filiado ao futebol clube do porto, mas como a maioria dos dirigentes eram sportinguistas, o nome da piscina e ainda actual é Sporting clube de Aveiro, e passou a ser filiada ao Sporting Clube de Portugal.

Para a construção da piscina foi preciso 350mil contos, o SCA teve apoios financeiros e estabeleceu um protocolo com a universidade de Aveiro. Mas ainda tem mais protocolos um com a PT que as quartas e sextas alugou a piscinas para os seus trabalhadores ou os seus filhos usufruírem da prática de natação, a universidade de Aveiro tem descontos significativos e por fim tem um protocolo com a Junta de Freguesia Vera Cruz.

Actualmente o Sporting Clube de Aveiro, tem as seguintes modalidades:
  • Natação (Competição, lazer, hidroginástica, natação para bebés, hidroryder, iniciação, aperfeiçoamento, manutenção);
  • Vela;
  • Canoagem;
  • Campismo (sendo mais usual para os sócios).

Podemos ainda acrescentar mais dois pormenores bastante importantes que são os seguintes:

  • Foi a segunda piscina do país que impôs desinfectação ultravioleta;
  • Foi batido na piscina um recorde do Mundo para deficientes (motivo para que o SCA se orgulhe do trabalho desenvolvido ate hoje).

Com este trabalho desejo ficar a conhecer como se estrutura de uma piscina e as suas dificuldades, etc.



Hidroryder: Consiste basicamente em exercícios aquáticos com àgua entre a linha do peito e o umbigo, praticados em bicicletas submersas, ministrados por técnicos especializados, com benefícios ao nível da adaptação ao meio aquático na posição vertical/sentado, prevenção da osteoporose, controlo da hipertensão arterial, melhoria da postura, perda de peso, melhoria do sistema cardiovascular e aumento geral da condição física.
O SCA disponibiliza aos seus utentes esta importante modalidade.


Hidroginástica:
Trata-se de uma ginástica no meio líquido, utilizando a água como redutor da acção da gravidade. Reduz o risco de lesões e permite até a reabilitação de pessoas com alguma restrição ao exercício de sobrecarga vertical (lombalgias, artrose, reumatismo, etc.). Visa o fortalecimento muscular localizado, o condicionamento físico geral, cardiovascular e respiratório. História Ninguém sabe ao certo como começou esta forma de actividade física. Temos uma ligação extremamente forte com a água, desde o útero das nossas mães.



Revisão da Literatura

Neste trabalho fomos estudar de que forma é que uma piscina mais nomeadamente o SCA se organiza e descobrimos que o SCA. Tal como as outras piscinas tem uma gestão, secretaria, Casa das máquinas (coração da piscina), manutenção, bar, etc.
Na gestão trata-se a manutenção de uma piscina, inscrições dos docentes, etc.
A manutenção de uma piscina já é por si muito complicada, temos de fazer diversas acçoes diárias na piscina, semanais e mensais.

Manutenção diária constituída por:

  • Activar o sistema de filtração e regulá-lo de modo a que toda a água da piscina seja filtrada pelo menos uma vez, durante o dia. A filtração remove as partículas não solúveis na água, em suspensão, que servem de alimento aos microorganismos e algas;
  • Corrigir a concentração de cloro livre: o cloro é um desinfectante que elimina os microorganismos presentes na água e que se encontra em duas formas: livre e combinado. É o cloro livre ou “activo” o responsável pela acção de desinfecção e deve manter-se entre os 0,5 e 2 ppm (igual a mg/L);
  • Acertar o pH: o pH indica se a água tem reacção ácida ou alcalina e deve manter-se entre 7,2 a 7,6 por ser este o intervalo mais indicado para não provocar irritação nos olhos dos banhistas e para proteger a instalação de corrosões ou incrustações. O ph inferior a 7,2 provoca irritação dos olhos e corrosão na instalação. O ph superior a 7,6 diminui o efeito activo do cloro (desinfectante) e a eficácia da filtração.

Manutenção semanal constituída por:

  • Limpar o pré-filtro da bomba (se houver);

  • Ajustar o nível de água, (que pode ter descido) e se necessário corrigir o pH e o cloro.

Consiste na determinação analítica dos valores do pH, cloro livre, cloro total, nitritos e azoto amoniacal.

Cujo os seus objectivos são:
  • O cloro total permite conhecer a “reserva” de cloro e prever a contaminação orgânica da piscina, visto que o cloro não livre se combina com as substâncias orgânicas presentes na água;

  • Os nitritos porque são tóxicos, principalmente para grupos de risco como crianças e idosos, não devem estar presentes nas águas de piscinas pela possibilidade de ingestão acidental. Os nitritos são oxidados a nitratos em presença do cloro e quando em concentração elevada, indicam a ineficácia do desinfectante;
  • O azoto amoniacal é um dos mais importantes indicadores de poluição; nas piscinas provém da decomposição enzimática da ureia, pelo que permite avaliar a qualidade da água;

Todas as piscinas para funcionarem precisão de ter uma ou mais casas das máquinas (podemos dizer que é o coração da piscina, porque é lá que tudo ocorre).

Ao nível de tratamento de águas, cloro, controlo do ph da água da(s) piscina(s), aquecimento da piscina e também do ar da piscina, aquecimento da água quente para os utentes da piscina poderem tomar um duche no final da prática da natação, etc.

Existem diferentes modelos de casa de maquinas, compactas, enterradas, ou se mi enterradas, em poliéster ou fibra de vidro, ou em alvenaria.


O mais importante para uma boa funcionalidade da casa de máquinas é:

  • Sejam construídas ou instaladas numa distância entre os 5 e 10 metros de afastamento de piscina;
  • As electrobombas fiquem abaixo do nível superior da água da piscina.

  • A abertura total da tampa (nos compactos enterrados ou semi-enterrados);
  • A instalação deve ser feita num local com bons acessos e não sujeitos a inundações.

Para o funcionamento da casa das máquinas é preciso ter:



Acessórios Encastráveis:

As definições que referi nas duas tabelas acima são necessárias para um bom funcionamento de uma piscina quer uma piscina coberta ou descoberta ou até mesmo de particulares e a piscina do SCA tem de ter tudo isto e ainda mais para a função da piscina.

Quando quisermos saber um volume de uma piscina basta-nos fazer um simples cálculo que é o seguinte:

  • Comprimento x altura x profundidade média = volume m3.

Mas também as piscinas não “vivem só por causa da casa das máquinas”, ainda é preciso terem a secretaria, esta assegura-se por fazer o caixa diário, depósitos bancários, as inscrições dos utentes. Normalmente trata de assuntos relacionados com a parte burocrática da piscina.



Gestão


A Piscina do SCA tem um tanque principal 25m x 16m cuja profundidade é: 1.10m sendo a parte mais baixa e a parte mais funda têm 1.90m (tem os requesitos para a competição), e também tem um tanque de aprendizagem 12m x 8m cuja profundidade é: 90 cm a parte mais baixa e a parte mais funda têm 120 cm.

A gestão da Piscina do SCA trata de assuntos relacionados com a higiene da piscina e manutenção da piscina, “casa das máquinas”.

Na secretaria fazem-se as inscrições dos utentes, mas é na gestão que os mesmos são divididos em classes e que são as seguintes:

  • Classe para bebés dos 6 meses aos 3 anos. Estes são divididos dos 6 meses ao 18 meses e dos 18 meses ao 36 meses. Um bebé é acompanhado por um adulto, pai ou mãe (12alunos no máximo), no total fica 25 pessoas incluindo pais, bebés e professores;
  • Classe dos 3 anos e meio até aos 5 anos e dos 6anos aos 12 anos;
  • Classes de iniciação são constituídas por 16 alunos por classe;

  • Aperfeiçoamento 18 alunos por classe;

  • Aprendizagem para crianças e os adultos (As crianças são divididas por classes etárias);

  • Pré competição;

  • Competição.

A gestão de uma piscina é apoiada também pela secretaria, e nesta se dá a transferência de classe o que é isto?

  • Transferência de classe é por evolução técnica do(s) nadador(s), falta de horário, como já referi isto tudo vai ser comunicado a secretaria para que as classes estejam sempre actualizadas.

Prioridade na formação de classes:

  • Infantários: de manha ou ao princípio da tarde, vem com transporte próprio ou com o autocarro do SCA, o horário tem de ser dentro do funcionamento normal do infantário;

  • Pessoas idosas: 2ªfeira, 5ªfeira e 6ªfeira de manha, são 50 alunos reformados para aula de hidroginástica.

A Piscina neste momento tem 15 professores que dão aulas de natação, hidroginástica, Hidroryder (bicicletas especificas para a água), etc. Também contam com cinco funcionários administrativos.

Neste momento os alunos particulares mais os infantários dão um total de 1400 alunos.

Casa das Máquinas


Na casa das máquinas é onde “tudo acontece”, porque uma piscina sem casa das máquinas não consegue funcionar, so se for as piscinas de particulares, mas mesmo assim duvido que funcionem.

A casa das máquinas tem das mais variadas funções como a limpeza da piscina, o tratamento da água,etc.

A piscina do SCA é controlada por um computador.

A casa das máquinas da piscina do SCA é constituída por:

  • Flutuante: Junta a sujidade da água da piscina;
  • Caleira interna: Filtra a água que sai da piscina, e vai para as maquinas limpar;
  • Caleira exterior: A água que sai vai para o esgoto;

  • Duas Caldeiras e dois TOTMEM: Aquecem a água e produzem energia;
  • UTAS;
  • Unidade Tratamento do Ambiente;

  • Três bombas grandes;
  • Três bombas pequenas;

  • Uma bomba limpa a água com areia granulada;
  • Duas bombas fazem o tratamento da água através da desinfectação ultravioleta;
  • Três bombas fazem a limpeza da água, do cloro, etc;

Permutador:

  • Entra a água fria e a água sai quente;
  • Quadro de medição dos níveis de ph dos tanques da piscina.

Secretaria


Na secretaria a primeira imagem é sempre muito importante, não se pode deixar ir embora um cliente com duvidas.

Na secretaria faz-se o caixa diário, depósitos bancários, inscrição dos utentes, recebe os pagamentos das mensalidades das escolas de natação, quotização dos sócios, receitas dos protocolos, e receitas do regime livre, etc. São assuntos que são normalmente tratados na secretaria do SCA.

A inscrição de um aluno é feita pela secretaria, e necessita de uma foto que a irá digitalizar, idade, telefone, um cartão para o acesso à piscina, esse cartão controla tudo, o pagamento das cotas que são feitas de três em três meses, a assiduidade do aluno, etc. Que depois de tudo preenchido irá juntar-se a uma classe que for a mais apropriada para o que o aluno deseje.

O sócio faz a prática de natação em regime livre que é: O sócio vai quando quer, paga a taxa para frequentar a piscina naquela hora, mas paga a quotização de três em três meses e tem alguns direitos como o campismo, e a taxa para frequentar a piscina é mais barata, etc.Também ha regime livre para um utente que não seja sócio nem aluno e faça a prática de natação de vez em quando, praticamente é igual ao sócio só que não paga a cota e não tem direito a campismo, mas o preço para frequentar a piscina naquela hora é mais cara do que a do sócio

A piscina do SCA também tem várias despesas e as mais comuns são um problema para todos os cidadãos com estes gráficos que representei em baixo, podem observar as despesas do SCA na água, luz e gás.

Gráfico 1:Podemos observar que a piscina do SCA no Inverno só por mês para água, luz e gás gasta 8.250€ é muito dinheiro.


Gráfico 2:Podemos observar que a piscina do SCA no Verão só por mês para água, luz e gás gasta 5800 € é menos dinheiro do que no inverno.
Conseguimos ver que em todos os aspectos no verao é mais barato, é normal no verao gasta-se sempre menos lua, gás e água devido as dias terem mais luz, serem mais quentes, etc.




Competição

O SCA actualmente so pratica natação pura que é a prática de mariposa, bruços, costas e crowl.

Para qualquer tipo de competiçao seja a nível olímpico, europeu, regional, etc é preciso ter os TAC necessário, mas o que é um TAC?

Sao os requesitos minimos para irem aos jogos olimpicos ou competições nacionais, e só vai a essas provas os que fizerem menos do que os TAC (tempos) pedidos.



A parte federada é constituida por:

  • Natação pura;

  • Polo Aquático (13jogadores, 7 de campo e 6suplentes);

  • Natação sincronizada pode ser a pares ou em singular;

  • Saltos.


Organização sobre a qual o SCA está dependente:

De 4 em 4 anos há eleições (ciclo olímpico).
A organização do calendário dos campeonatos e feita pela associação e tem de ser aprovado pela Federação.

As bandeiras que estao a 5m do inicio da piscian e a 5m do fim (visto na horizontal), serve para os nadadores que estão a nadar de costas, significa que estao a 5m de fazer a(s) viragem por norma fazem mais 2 a 3 braçadas e fazem a viragem.

No meio existe um Festão (15m) servia pra quando havia falsa partida o festão caia e assim os atletas sabiam que houve uma falsa partida.Agora controla-se a saídas sub-aquáticas de costas e mariposa porque os atletas não podem fazer o percurso debaixo de água durante 15m.

Pessoas necessárias para as provas:

  • 8 Juízes no minímo 4 de um lado e 4 no outro para controlar as viragens;

  • Árbitros cometristas 14/16;

  • 2 Juizes, 1 de partida e outro de chegada.

O Juíz árbitro é a pessoas mais importante quando começa uma prova, porque ele tem autoridade para desclassificar um atleta por má conduta, etc.





Estilo livre (crawl)

O crawl foi inventado por: John Arthur Trudgen em 1873 e é um estilo difícil que exige um bom controlo dos movimentos.

Os braços entram e saem da água um de cada vez. As pernas fazem batimentos alternados.

O nadador respira virando a cabeça para o lado do braço que está no ar, a todas as braçadas ou de duas em duas.Para a viragem o atleta ao se aproximar da parede, inicia uma viragem em cambalhota tocando com os dois pés na parede.

Provoca um imediato impulso e inicia novamente o nado que estava a fazer após se aproximar da superfície da água. A partida é feita de cima da prancha.



Estilo Bruços

O estilo Bruços é o mais lento dos quatro estilos, porque é baseado na rapidez dos movimentos efectuados com os braços e com as pernas.

Ao nadar o estilo bruços parece-se como uma rã porque: quando se dá o movimento dos braços, as pernas estão esticadas e quando os braços voltam, as pernas esticam-se ao mesmo tempo.

Na viragem o atleta toca na parede com as duas mãos.

Solta uma e inicia a rotação do corpo. Os pés apoiados na parede, provocam uma forte impulsão.

O atleta depois de efectuar uma braçada submarina inicia o nado que se encontava a fazer.

A partida faz-se de cima da prancha.


Estilo costas

O estilo de costas é muito parecido ao crawl, estamos de barriga para cima.

O corpo deve estar o mais horizontal possível e os movimentos são muito semelhantes, as pernas batem em movimento alternado e os braços rodam um de cada vez. Como se vai de costas é difícil ver para onde se está a ir, por isso é que existem bandeiras por cima das piscinas que ajuda o nadador a controlar a sua posição na água.

Na viragem faz-se uma volta sobre o eixo transversal do corpo, provocada pelo lançamento dos pés para cima, ou seja, para fora de água. É desnecessário, actualmente, tocar a parede com a mão antes da viragem. A partida ao contrário dos outros estilos dá-se na água, não de cima da prancha.




Estilo mariposa


O estilo mariposa tambem pode ser chamado estilo borboleta.

A mariposa é o mais recente dos quatro estilos e pensa-se que é o segundo mais rápido.

É preciso ter muita força e fôlego e conseguir mover muito bem os braços e as pernas, para ser um bom nadador se mariposa.

Como a cabeça está totalmente dentro de água, é a força que fazemos com os braços que nos ajuda a levantá-la para respirar.

Na viragem o(s) nadador(s) tocam na parede com as duas mãos.

Solta uma mão e inicia a rotação do corpo. Os pés apoiados na parede, provocam uma forte impulsão. O nadador após alguns batimentos de pernas subaquático.
A partida dá-se de cima da prancha.


Instalações












































Conclusão

Com este trabalho pude concluir que a estrutura de uma piscina fica bastante cara, e a sua manutenção também. Não é qualquer pessoa que constroi um piscina, quer seja um particular ou como a do SCA, é preciso ter “bastante” dinheiro para construir e fazer a sua manutenção.

Concluiu que a secretaria tem uma tarefa complicada como a gestão de uma piscina, na secretaria temos de ter uma boa imagem e também ter tudo actualizado, quanto à formação de classes, como a transferencia de um aluno de clase, etc. Mas na gestão tambem temos de nos preocupar com a manutenção da piscina e a casa das máquinas, para ver se está tudo em ordem, a funcionar bem, etc.

1 comentário:

Ricardo Figueiredo disse...

voces no vosso ano escolar fizerao algum trabalho no 12º sobre a caracterizaçao da entidade de estagio?
se sim alguem estagiou nas piscinas do sporting clube de aveiro para poder ajudar no meu trabalho